domingo, 22 de agosto de 2010

Curso de Extensão- Técnicas Construtivas Sustentáveis I

Entre os dias 21 e 26 de julho, foi realizado o 1º Curso Extensivo de Técnicas Construtivas Sustentáveis na Escola do Ambiente. O mesmo teve espaço aberto para a participação de acadêmicos, arquitetos e profissionais da construção civil em geral, com a temática de métodos alternativos na execução de casas e demais edificações. O curso proporcionou aos participantes experiências de importância ímpar, seja no aprendizado das técnicas utilizadas, como em toda uma formação cultural e concientização ambiental.



Durante o curso os participantes trocaram experiências e informações sobre novas alternativas no processo da construção.
Contamos com a presença do arquiteto  Thomaz Lotufo de São Paulo na ministração de palestras e orientação das frentes do curso. Conhecido como "bioarquiteto" Thomaz trabalha com técnicas de ecoconstruções e meios sustentáveis em seus projetos.
No curso pudemos aprender técnicas de construção em Adobe, Super-adobe, Cob, Pau-a-pique e Bambu.
Ao trabalhar com a terra pôde-se observar a qualidade que a mesma proporciona ao usuário daquela edificação, sua composição auxilia nas trocas térmicas e aumenta a umidade do ambiente.

Massa de terra crua
Há muitos anos no Brasil se constrói com terra, e no mundo a mesma era utilizada a milhões de anos devido a facilidade do material e sua trabalhabilidade. Ao longo de poucas décadas atrás isto tem se perdido com o surgimento do cimento, sendo assim as construções de terra pararam de ser produzidas para dar lugar a um material que causa grande impacto na sua produção.
O cimento é feito a partir da moagem do calcário e depois adcionado gipsita à sua composição, além de outros compostos químicos chamados de aditivos. A extração do calcário gera grande impacto na natureza, pois a exploração do material gera resíduos e devasta tudo a sua volta, além de ser um recurso não renovável.
Sendo assim a utilização de terra logo ficará cada vez mais evidente, e isto gerará uma demanda de novos profissionais que dominem as técnicas com este material. Cursos como o da Escola do Ambiente são muito importantes neste processo, pois assim será formada mão-de-obra de qualidade neste novo jeito de construir.

Parede em adobe e painel de barro
Forno de Pizza em COB
Detalhe do mosaico em Pedra de Pirenópolis


Além do arquiteteto Thomaz Lotufo, tivemos a presença de alguns estudantes de aquitetura de outros países, da Espanha  e do México, além de alguns alunos da Escola da Cidade de São Paulo, UEG, UNB, PUC-GO e UFG.
Todos puderam somar com seus conhecimentos e alguns foram os orientadores de algumas técnicas ensinadas durante o curso.



Produção do Forno de Pizza

O curso trouxe a teoria, porém a prática foi de maior intensidade e fundamental no seu andamento. Durante os dias do mesmo, foram feitos elementos que ajudaram na composição de uma das etapas da construção da Praça Sustentável, projeto elaborado na Escola do Ambiente para convívio dos acadêmicos e exemplo de uma ecoconstrução. Está previsto para setembro mais um módulo do curso e a realização de mais uma etapa na construção da praça.

Vista do Quiosque de Bambu
Acadêmico da Escola do Ambiente



Mobiliário de Super-adobe em produção



"Quandi ouvi, esqueci... Quando vi, recordei... Quando fiz, Aprendi!"

Foi dada a largada!!

Você acha que todos os problemas ambientais logo vão passar?
Se assim como eu e a torcida do flamengo você acha que não, então precisamos nos preocupar com essa questão não é mesmo?!
Sendo assim, já que este blog é voltado para "arquitetura", já está mais do que na hora da classe construtora se preocupar em amenizar o impacto ambiental que causa, além de muito desperdício de materias da obra.
Com esse pensamento um arquiteto e mestre chamado Renato de Melo Rocha, idealizou que para uma mudança no conceito da arquitetura e a na forma como ela é feita, as academias também deveriam mudar, enquanto estudante o futuro arquiteto já deveria ser guiado por um caminho novo que o levasse a produzir uma Arquitetura Sustentável.
Assim que o Renato resolveu aterrizar de sua viagem longa, e vamos dizer "utópica", ele decidiu colocar a idéia em prática e foi atrás de pessoas e meios que pudessem ajudá-lo a tornar isso real.

Renato Rocha"Sonhador Verde"
Após o apoio de algumas pessoas foi aberto o contingente para a formação de novos "soldados verdes", que ocorreu no 1º vestibular de arquitetura e urbanismo na Escola do Ambiente/ UniEvangelica em agosto de 2009.
1ª turma
2ª turma (uma parte dela)
Bom, é isso. Todos que estão aqui tem um ideal em comum, e vontade para lutar pelo mesmo.
A busca por um futuro melhor depende única e exclusivamente de cada um, porque a força está na união de muitos pensando como um só.